Quando falamos sobre Marketing de Conteúdo, é comum que as pessoas não entendam, exatamente, do que se trata. Bem, então vamos explicar…
De acordo com o Instituto de Marketing de Conteúdo, a definição de marketing de conteúdo é:
… uma abordagem estratégica de marketing com a intenção de criar e distribuir conteúdo valioso e atrativo que capture e retenha um público-alvo bem definido e, em última instância, dirija as ações desse público para um retorno lucrativo.
Para que fique mais compreensível, podemos dizer que o marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação, que possibilita um forte relacionamento com os clientes através de conteúdos valiosos, consistentes e relevantes para eles. Melhor ainda, podemos dizer que o marketing de conteúdo conta histórias relevantes que aproximam sua empresa e seu produto de seus clientes.
Diferentemente das propagandas em massa, o marketing de conteúdo mostra que você se preocupa com o seu cliente e por isso oferece informações de qualidade direcionadas a ele.
Imagine uma empresa de histórias em quadrinhos. Com certeza ela ganha milhões com seus impressos, mas você consegue imaginar quanto ela ganha é capaz de ganhar com produtos como canecas, bonecos, camisetas, dos mesmos personagens de seus quadrinhos? É… podemos dizer que esta conta é muito maior.
Então podemos concluir que, uma boa narrativa (neste caso os quadrinhos) consegue gerar dinheiro, porém se unirmos esta narrativa a produtos de qualidade será possível duplicar os ganhos.
Uma das maneiras que temos de contar histórias e construir sólidos relacionamentos para garantir vendas, é através de blogs, mas lembre-se que o conteúdo deve ter valor e ser relevante ao público-alvo.
Com o marketing de conteúdo, retiramos do cliente um “diamante bruto”, que lapidamos cuidadosamente de acordo com as necessidades de seu público-alvo, e devolvemos, no formato solicitado, para que ele possa oferecer o produto já “lapidado” aos seus clientes.
Em breve mais publicações.
MAP – O Conteúdo exclusivo para sua empresa.